sexta-feira, 22 de junho de 2012


Universidade Aberta do Brasil – UAB/UnB
Instituto de Artes - IdA
Departamento de Artes Visuais
Licenciatura em Artes Visuais
Projeto Interdisciplinar de Ensino e Aprendizagem 2
Tutora á distância: Letícia Teixeira Levenhagen Clébicar.
Acadêmica: Antonia Sirlândia Vale da Silva.
Tarefa: Relatório de Execução
 
Tarauacá – Acre Junho de 2012

Relatório de Execução do Projeto: Contornando a Cultura indígena
O projeto Contornando a Cultura Indígena foi executado no centro de educação permanente (CEDUP), no dia 12/06/2012 das 13h30min às 15h30min com alunos de faixa etária de idades de 11 á 13 anos. Os mesmos são alunos da referida escola de Ensino Fundamental Instituto São José.
Iniciei a execução do meu projeto com uma breve explicação sobre o tema e sobre a técnica que íamos utilizar, tentei passar para os mesmos de forma significativa e satisfatória os comandos da atividade e o meu objetivo em está trabalhando com essa técnica e com esse tema que é a Cultura Indígena voltada para a pintura corporal. Em seguida mostrei os materiais que íamos utilizar, pois estava sendo algo novo e pela aparência de cada um, que mostraram interesse e aplicação em está ali, além de está sendo uma atividade nova para eles, estava sendo algo bem gratificante e agradável ao executa - lá.
Utilizei alguns materiais didáticos dentre eles um texto impresso sobre o significado da pintura corporal indígena, de acordo com esse texto, trabalhei os significados e a importância dessa pintura corporal para que eles ficassem por dentro desse assunto tão importante e que faz parte da nossa diversidade cultural brasileira.
Quando iniciamos os trabalhos pude observar bastante interesse dos alunos e o quanto estavam atentos a explicação, utilizamos para a aplicação da aula pratica materiais como: folha A4, papelão, barbante, tintas coloridas, rolos e tesouras. De acordo com as explicações pude observar como já mencionei que saiu tudo como o planejado, pois com a conclusão da atividade os mesmos mostraram que entenderam perfeitamente os comandos, e para mim como futura-arte/educadora não tem algo mais gratificante, do que saber o quanto foi produtivo e o quanto aprenderam com a atividade.
Com esse projeto pude vivenciar muitas experiências, inclusive a de ter planejado todo um projeto em uma única técnica e na semana de executa - lá, ter que modifica - lá para outra técnica, pois os planos acabaram dando errado, mais no final tudo acabou saindo bem melhor que o planejado, pois os resultados foram surpreendentes. Houve muitos pontos positivos como, vivenciar a criatividade e as habilidades que nem os mesmos sabiam que obtinham em si, se surpreendiam com cada resultado impresso e queria produzir mais e mais obras, outro ponto que considero bastante importante e positivo foi com relação ao interesse e a disponibilidade que os mesmos mostraram em está ali executando uma atividade que não fazia parte da grade curricular de sua respectiva instituição escolar.
Portanto, considerando todos esses pontos aqui descritos e tudo que vivenciei com esse projeto, posso dizer que, a cada dia minha carga de aprendizagem só tem aumentado amplamente, pois cada experiência vivida durante este curso está sendo algo inexplicável e satisfatório, assim como foi à execução do projeto Contornando a Cultura Indígena.  Não só estou e pude aprender com esse projeto, como também pude ensinar e levar a aqueles alunos as minhas experiências, e que não existe algo mais agradável do que ensinar para quem quer aprender. E finalizando só gostaria de ressaltar que é de suma importância para o crescimento da nossa educação, aulas inovadoras e produtivas como as que estamos tendo o prazer de aprender e conhecer através do curso de artes visuais.

Fotos: 









Nenhum comentário:

Postar um comentário