sábado, 2 de junho de 2012

Contornando a Pintura indígena


Projeto/ Pintura em tela: “Contornando a cultura indígena”
Disciplinas: Arte e História

1.    Tema
Pintura em tela: “Contornando a cultura indígena”
O tema “Pintura em tela Contornando a cultura indígena” interage com a disciplina de história, visando à cultura indígena através da pintura em tela possibilitando ao aluno estudar a disciplina de forma inovadora, onde estará aprendendo sobre a diversidade cultural, destacando a cultura indígena e colocando em prática suas habilidades e competências através da pintura em tela que é uma tarefa bastante satisfatória.
2.     Motivação
Durante o período do estágio, me deparei com algumas realidades que o ensino de artes passa na educação brasileira, ou seja, realidades que vai desde a falta de materiais até falta de uma nova forma de ensino, pois é triste a realidade mais vivemos em um verdadeiro ensino de “mesmice”, onde não buscam que os alunos aprendam por prazer, mais sim por uma obrigação. Partindo desta realidade e buscando sempre melhorar o ensino, agora podendo trabalhar com a interdisciplinaridade, quis de forma inovadora abordar e trabalhar com um assunto que sou completamente apaixonada que é a cultura indígena, tendo em vista que aqui em minha cidade é pouco valorizada apesar de ser bastante rica e apesar de termos um convívio direto com algumas tribos existentes por aqui.  
Não se esquecendo de mencionar que trabalhar arte envolvendo a história é algo maravilhoso, haja vista que o desenho da pintura em tela que os discentes irão produzir será de acordo com a diversidade cultural indígena, voltada principalmente pra pintura corporal indígena.
Portanto seria de suma importância para a valorização dessa cultura e para o enriquecimento do ensino dos discentes, ensinar para os mesmos a arte através dessa cultura, assim envolvendo a disciplina de história que estará sendo explorada através da cultura indígena, onde estarei focando apenas a parte da pintura corporal que tem um grande significado para esse povo e que será relevante aprendermos um pouco sobre esses símbolos e seus significados.
3.    Objetivo
Trabalhar a interdisciplinaridade através da pintura em tela, aprendendo e pintando sobre a cultura indígena. Valorizando-a e ensinando arte e historia com qualidade e inovação.
4.    Público alvo
Será voltado para uma turma de crianças do 8° ano, com uma faixa etária de idade de 12 á 14 anos.
5.     Metodologia
Meu projeto se divide em quatro momentos, sendo eles:
·         No primeiro momento: falarei sobre o tema do nosso projeto Pintura em tela: “Contornando a pintura indígena”, explicando aos alunos sobre a pintura e sobre a cultura indígena, assim também tirando as duvidas que possam surgir, deixando-os bem a par do que irá acontecer e por dentro do respectivo assunto.
·         No segundo momento mostrarei uma tela com uma pintura indígena produzida por mim, assim possibilitando aos mesmos uma base para a elaboração de seus trabalhos.
·         No terceiro momento deixarei que os mesmos abusem de suas criatividades para produzirem seus desenhos com inspirações indígenas, voltados pincipalmente para a pintura corporal, deixando-os bem à vontade para fluir a imaginação.
·         No quarto e ultimo momento, após todos estiverem concluído suas atividades, cada um, produzirá um pequeno texto, falando sobre suas experiências, suas dificuldades e o que aprendeu com a atividade proposta.
6.     Instrumentos, materiais e técnicas a serem utilizados.
Tinta guache ou tinta tecido, tela branca, pincéis de suas preferências e a criatividade de todos.
7.    Referências





Nenhum comentário:

Postar um comentário